quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Pare Belo Monte!




1° Edição (virtual) do XinguZine: OCUPA-AÇÃO!

A construção desse Zine tem como proposito primeiro: o respeito, e porquê? Estamos no meio de uma enxurrada de noticias, informações que muita vezes não chega como deveria chegar. A corrupção da própria informação (tendenciosa) que nos atravessas, nos feri e nos revolta. 

Se quisermos procurar no google ou no youtube sobre o maior projeto do PAC, a construção da UHE de Belo Monte acharemos os vários textos, videos, fotos, que terão considerações diversas sobre o assunto. E nos questionamos até que ponto a sociedade está ciente dos grandes e profundos impactos (irreversíveis) que este projeto irá causar? Qual o nosso papel perante isto? 

Lúcio Flávio Pinto,em uma palestra na UFPA, fundamentou a construção de seu jornal, mesmo com todas as dificuldades, em apenas uma palavra: Verdade, e é a partir deste principio que, nós, estudantes, nos propusemos em escrever o que vimos, ouvimos e sentimos e com isso, conseguir respeitar o direito de cada Brasileiro em saber de fato o que irá acontecer nesta construção macabra.

A primeira edição virtual do XinguZine dedicará-se a relatar todas as formas de experiências possíveis acontecidas desde o início do Seminário Mundial contra Belo Monte até a ocupação do canteiro de obras, e por consequente, o fechamento da transamazônica durante um dia. Estas experiências vêm de pessoas que estiveram no espaço de Altamira e que estiveram ao lado dos grandes prejudicados diretamente e indiretamente com construção do Monstro, que infelizmente é considerado símbolo de “progresso”. São índios, ribeirinhos, agricultores familiar, povos da floresta, moradores de Altamira lutando por uma causa não perdida. Vamos mostrar que forças unidas jamais serão ser vencidas.

2 comentários:

  1. Pessoal, nós do Fórum da Amazônia oriental (FAOR), gostariamos de dar os parabéns pelo zinne do Comitê. Tá muito lindo e temos certeza que vai ser mais uma ferramenta de comunicação que vai nos ajudar a combater o "Belo Monstro".
    Sucesso e um grande abraço
    Equipe do FAOR em Belém

    ResponderExcluir
  2. Valeu mesmo, Marquinho! Agradecemos o elogio e a ajuda que tu sempre disponibilizas!

    Abraço.
    Xingu Vivo Para Sempre!

    ResponderExcluir